A FarmaLíder combate a desinformação. Veja alguns mitos e verdades sobre a vacina contra a gripe.
A Influenza é uma doença leve e não mata?
MITO: A Influenza é um vírus que desenvolve mutações com muita facilidade. Por isso, acaba atingindo grande parte da população, até quem já foi vacinado. Em 2009, o mundo viveu a pandemia de H1N1, uma das variantes do vírus Influenza. Entre 2009 e 2010, foram mais de 18.400 mortes no mundo e cerca de 2.240 no Brasil.
A vacina causa gripe?
MITO : A vacina da Influenza é feita com tecnologia de vírus inativado, ou seja, ela contém o vírus morto. Ela não causa a doença, mas ajuda a induzir a resposta imunológica. Ter o vírus em sua composição não faz com que a vacina transmita gripe a quem é imunizado, justamente porque ele está inativado.
A vacina da Influenza protege contra o SARS-CoV-2?
MITO: As duas doenças têm vacinas específicas e protegem contra vírus de linhagens e famílias diferentes. Tanto a gripe quanto a Covid-19 se propagam pelo ar e têm sintomas parecidos, mas para estar protegido de ambas as doenças é preciso tomar as duas vacinas.
Pegar gripe não é grande coisa?
MITO: Vacinas contra gripe não são apenas para seu benefício pessoal, mas sim para todos ao seu redor. É importante lembrar que quando você está gripado, entrar em contato com idosos, crianças, pais e mães de crianças e gestantes também os coloca em risco. O Ministério da Saúde recomenda que todos com mais de 6 meses de idade tomem a vacina contra a gripe Influenza.
Resfriado não é a mesma coisa que gripe?
VERDADE: O resfriado e a gripe são doenças com efeitos diferentes e causadas por patógenos diferentes. Enquanto a gripe é causada pelo vírus Influenza, o resfriado, em sua maioria, é provocado pelo rinovírus. onde os sintomas também são diferentes.
A vacina da Influenza é atualizada todos os anos?
VERDADE: Todos os anos, a vacina da Influenza é atualizada conforme as cepas mais circulantes no ano anterior em cada hemisfério.Isso acontece porque o vírus causador da gripe sofre mutações sazonais, e a vacina precisa ser atualizada para continuar protegendo contra a doença.
É verdade que a vacina é feita do vírus causador?
VERDADE: A vacina contra a gripe é composta de dois tipos de Influenza, A e B (dois sorotipos do A e um do B), aqueles que causam a gripe, entretanto, virus é inativado, ou seja, ela contém o vírus morto. Ela não causa a doença.
Pode ocorre efeitos adversos?
VERDADE: Sim, o que pode ocorrer após a vacinação são efeitos adversos, que muitas vezes são confundidos com os sintomas da infecção. As reações adversas da vacina da Influenza são, geralmente, dor no local da aplicação, certa irritação e em poucos casos febre baixa.
Fontes:
Instituto Butantan - Campanha de vacinação contra a gripe; tire as principais dúvidas sobre o imunizante. Website acessado em março de 2022.
Fundação Oswaldo Cruz - InfoGripe. Website acessado em março de 2022.
Ministério da Saúde – Notícias - Ministério da Saúde anuncia campanha de vacinação contra a gripe a partir de 4 de abril. Website acessado em março de 2022.
Centro de Controle e Prevenção de Doença (CDC) dos EUA – Influenza (Flu) - Flu Vaccine Safety Information - Questions & Answers. Website acessado em março de 2022.
Influenza Vaccine for 2019-2020. The Medical Letter. Último acesso em 20 de setembro de 2021.
Vaccine Adverse Events: Separating Myth from Reality. Am Fam Physician. Último acesso em 20 de setembro de 2021.
Entenda a vacina da gripe. Fiocruz. Último acesso em 20 de setembro de 2021.
Coronavírus aumenta importância de se vacinar contra a gripe. Grupo RBS. Último acesso em 20 de setembro de 2021.
Opmerkingen